Brasileiros na Faixa de Gaza são evacuados em ônibus enviados pelo governo após suspensão devido a informações preocupantes



O grupo de brasileiros alojado em uma escola católica na Faixa de Gaza finalmente começou o deslocamento rumo ao sul da região. Após receberem informações preocupantes, a evacuação dos cidadãos chegou a ser suspensa, mas o governo brasileiro enviou ônibus para transportá-los em segurança.

As fotos divulgadas pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, mostraram adultos e crianças colocando seus pertences nos ônibus enquanto aguardavam permissão para partir. No entanto, eles precisaram retornar à escola após as autoridades analisarem as informações e darem aval para uma segunda tentativa.

Os ônibus chegaram à escola na noite de sexta-feira, mas os brasileiros decidiram adiar a saída para garantir que não seriam alvos de bombardeios pelo caminho. A embaixada aguarda um sinal verde das autoridades para finalmente deslocar o grupo.

A embaixada brasileira informou que há 28 pessoas no total, sendo 22 brasileiros, 3 imigrantes palestinos e 3 familiares palestinos. Das 22 pessoas que desejam ser evacuadas, 14 são crianças, 8 são mulheres e 6 são homens adultos. Dessas, 19 estão na escola em Gaza e 12 estão fora da escola, na cidade de Khan Younes, sul da Faixa.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que o governo do Egito aceitou receber os brasileiros em saída pela fronteira sul de Gaza. A expectativa é que possam cruzar a fronteira neste sábado e serem levados para um aeroporto próximo, onde um avião da Força Aérea Brasileira estará esperando para levá-los de volta ao Brasil.

Desde quinta-feira, o governo brasileiro tem intensificado os esforços diplomáticos para repatriar os brasileiros em Gaza. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com Mauro Vieira e Celso Amorim, assessor especial da presidência, têm buscado interlocução com egípcios e israelenses para garantir a saída segura dos brasileiros.

A operação de repatriação envolveu até o momento as aeronaves da Força Aérea Brasileira. Ao todo, 494 brasileiros que estavam em Israel foram transportados de volta ao Brasil em segurança. A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, está aguardando autorização para seguir para o Egito e resgatar os brasileiros que estão em Gaza.

O Brasil contratou veículos para transportar os brasileiros até a fronteira egípcia assim que for possível a passagem por Rafah. A embaixada em Tel Aviv também solicitou formalmente ao governo de Israel que não bombardeie a escola onde parte do grupo ainda se encontra.

A reunião do Conselho de Segurança da ONU terminou sem acordo para aprovação de resolução ou comunicado sobre o conflito entre Israel e Hamas. O chanceler brasileiro ressaltou que o governo está empenhado em retirar os brasileiros de Gaza o mais rápido possível. Ele também afirmou que todos os países fizeram um apelo para que haja mais tempo para que as pessoas deixem a região, evitando uma corrida para a morte.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo