Brasil registra média de 100 dias seguidos sem chuva e especialistas alertam para mudanças climáticas severas no país.



Brasil já vive a maior sequência de dias sem chuvas dos últimos 60 anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em um período que vai de 1961 a 1990, o país registrava uma média de 80 a 85 dias seguidos sem chuvas. No entanto, essa média aumentou para 100 dias no período de 1991 a 2020, o que representa um crescimento de 25%.

Esse aumento significativo no número de dias sem chuvas é apontado por especialistas como um sinal de que as mudanças climáticas estão se intensificando. A estiagem está se tornando mais recorrente e severa em diversas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, no Centro-Oeste e em partes do Sudeste.

O especialista em mudanças climáticas, Lincoln Alves, explica que esse cenário é resultado do aumento da emissão de gases do efeito estufa, o que acelera as mudanças climáticas. Antecipando previsões que indicavam um aumento na estiagem apenas a partir de 2050, o Brasil já está experimentando esses efeitos de forma precoce.

Além do aumento no número de dias sem chuvas, outras mudanças climáticas já são observadas no país, como o aumento da temperatura em até 3°C, o crescimento no número de ondas de calor e eventos de chuvas intensas, como os que ocorreram recentemente no Rio Grande do Sul.

Os estudos realizados servirão de base científica para a elaboração do Plano Clima Adaptação, que visa ajudar o poder público a gerenciar ações para minimizar os impactos das mudanças climáticas. É fundamental, segundo os especialistas, que medidas sejam tomadas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo