Brasil registra aumento das doações de sangue no Dia Mundial do Doador: Ministério da Saúde lança campanha de incentivo.

No dia 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data importante para agradecer e incentivar as doações regulares em todo o mundo. Até março deste ano, o Brasil registrou um total de 731.734 doações, sendo que 6.975 delas ocorreram no estado de Alagoas.

Como forma de marcar a data e estimular ainda mais as doações, o Ministério da Saúde lançou hoje a campanha nacional intitulada “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”. A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e o impacto positivo que esse gesto pode ter na vida de muitas pessoas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram coletadas mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa 1,6% da população brasileira como doadora. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cada país tenha uma porcentagem de doadores entre 1% e 3%, levando em consideração as demandas locais.

Neste sentido, o Brasil conta com 32 hemocentros estaduais, além de serviços de hemoterapia regionais e municipais, que são responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes. A coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Joice Aragão, destaca a importância do gesto de solidariedade dos doadores, que contribuem para salvar vidas.

Além da campanha nacional, diversas ações estão sendo realizadas nos bancos de sangue de todo o país para fortalecer a cultura da doação. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participará de uma live sobre o tema, promovida pelo Instituto Henfil e a Revista Fórum, como parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

Um recurso importante para informar e engajar os doadores é o mini aplicativo Hemovida, integrado ao Meu SUS Digital, que fornece informações sobre as regras de doação de sangue no SUS. Por meio dessa ferramenta acessível e gratuita, os potenciais doadores podem encontrar os locais de coleta mais próximos, além de obter orientações sobre as condições necessárias para realizar a doação.

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem se tornar doadores de sangue, desde que atendam aos critérios de peso mínimo, boa saúde e abstenção de álcool nas horas anteriores à doação. Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalos de dois meses, enquanto as mulheres podem fazer até três doações anuais, respeitando um intervalo de três meses entre cada uma.

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, a mensagem é clara: a doação de sangue é um ato de amor ao próximo, capaz de transformar vidas e oferecer esperança e renascimento a quem mais precisa. Seja um doador e faça a diferença na vida de alguém!

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo