Brasil recebe primeiro-ministro do Vietnã após 15 anos em encontro que aborda comércio, investimentos e cooperação bilateral


Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính, no Itamaraty, marcando a primeira visita de um líder do país asiático ao Brasil em quinze anos. A agenda bilateral abrangeu uma série de áreas, como comércio, investimentos, ciência, tecnologia, inovação, cooperação técnica e educacional, defesa e energia renovável.

Durante o encontro, foram assinados acordos de cooperação e memorandos de entendimento nas áreas de educação, defesa e agricultura. Além disso, o primeiro-ministro vietnamita expressou o interesse de seu país em negociar um acordo de livre comércio com o Mercosul. Lula afirmou que irá discutir o assunto com os demais membros do bloco, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Uma das principais áreas de interesse do Vietnã é o mercado de aeronaves, como ficou evidente durante a visita do primeiro-ministro à Embraer, em São José dos Campos, no último sábado.

Vale destacar que Lula e Pham Minh Chinh já haviam se encontrado anteriormente, em maio deste ano, durante uma reunião do G7 em Hiroshima, no Japão. Na ocasião, discutiram o comércio bilateral entre os dois países.

Em declaração à imprensa, Lula manifestou gratidão ao Vietnã pelo apoio à reforma no Conselho de Segurança da ONU e ressaltou a importância do aprofundamento das relações bilaterais. Um dos acordos assinados, na área agrícola, prevê o aumento do ingresso de produtos brasileiros no mercado vietnamita.

Lula também destacou a importância de uma balança comercial equilibrada, enfatizando que o comércio exterior é uma via de duas mãos, em que tanto se compra quanto se vende. Em 2022, o comércio bilateral entre Brasil e Vietnã atingiu o recorde de US$ 6,4 bilhões, sendo as exportações brasileiras responsáveis por US$ 3,4 bilhões desse total.

Pham Minh Chinh, por sua vez, elogiou a política externa de Lula, que tem como objetivo uma maior participação das nações emergentes nas decisões mundiais. O primeiro-ministro vietnamita afirmou que o Brasil continua sendo o parceiro número um do Vietnã na América Latina e convidou Lula a visitar seu país.

O encontro entre Lula e Pham Minh Chinh demonstra o fortalecimento das relações entre Brasil e Vietnã e o interesse mútuo em ampliar a cooperação em diversas áreas. A assinatura dos acordos e memorandos reflete o compromisso dos dois países em estreitar os laços e promover o desenvolvimento econômico e tecnológico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo