Brasil domina ginástica rítmica no Pan de Santiago, conquistando 13 medalhas, incluindo ouro no individual geral e nas maças.

A ginástica rítmica brasileira brilhou nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, conquistando um total de 13 medalhas, sendo 8 de ouro. Após fechar o primeiro dia da competição com quatro ouros, a equipe nacional repetiu o desempenho neste sábado, subindo ao topo do pódio no individual geral, maças, fitas e conjunto misto.

No individual geral, Maria Eduarda Alexandre e Bárbara Domingos fizeram uma dobradinha, com a caçula da equipe, Maria, de apenas 16 anos, conquistando a primeira colocação com 33,000 pontos, seguida por Bárbara com 31,000. O bronze ficou com a americana Evita Griskenas.

“A Maria vive o primeiro ano da transição do juvenil para o adulto. A gente não costuma esperar o melhor das ginastas nesse período, porque não é fácil. E esta competição mostrou pra nós que ela entrou com tudo na categoria adulta. A mudança é bem grande. Exige-se mais resistência física. É preciso aguentar a coreografia até o final. O tamanho da fita muda. Nesse caminho, houve muitas falhas, o que é natural, mas ela já está em outro nível”, completou Solange Paludo, treinadora de Maria Eduarda.

Na disputa das fitas, Bárbara ficou em primeiro lugar, com Maria conquistando a prata. Griskenas mais uma vez ficou com o bronze. O desempenho também rendeu a Bárbara o ouro no individual geral, com Maria ficando com o bronze.

A última disputa da ginástica rítmica foi no conjunto misto, com a seleção brasileira cravando 31,800 pontos e conquistando o ouro. As mexicanas ficaram com a prata, enquanto os Estados Unidos completaram o pódio com o bronze.

Além das medalhas na ginástica rítmica, o Brasil também conquistou uma medalha de bronze no rugby sevens feminino. Após serem derrotadas facilmente pelos Estados Unidos na semifinal por 36 a 0, as brasileiras se recuperaram e venceram a Colômbia por 45 a 0 na disputa pelo terceiro lugar.

No caratê, Kelly Fernandes ficou com o bronze na categoria até 55kg, enquanto Giovani Salgado levou o bronze na categoria acima de 84kg. No trampolim, Camila Gomes conquistou a prata no individual feminino e Rayan Dutra repetiu a dose no masculino. Na luta greco-romana, Joilson Brito ficou com a prata na categoria dos 77kg, e Igor Alves levou o bronze na categoria dos 97kg.

A seleção de basquete masculino também conquistou uma medalha de bronze ao vencer o México por 73 a 61. Reynan foi o destaque da partida, marcando 18 pontos.

Com essas conquistas, o Brasil fechou sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago com um total de 31 medalhas, sendo 10 de ouro, 13 de prata e 8 de bronze. A delegação brasileira mostrou-se bastante competitiva em diversas modalidades, trazendo orgulho para o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo