Bomba da Marieta recebe reforma e pintura


Cores deram novo aspecto à praça localizada no bairro do Poço. (Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió)

Seja de dia ou à noite a Praça Aloísio Branco, mais conhecida como Bomba da Marieta, no bairro do Poço, está iluminada. E não é só por luzes, mas pelas cores da pintura artística que deixou o lugar com um visual ensolarado. Foi essa a ideia da artista Elisa Gusmão, colorir o espaço com uma arte que remete ao sol e à renovação, e que inspire quem passa por lá.

A pintura foi integrada às intervenções paisagísticas, com o novo jardim, novas plantas, mais grama, bancos em madeira, dando outro aspecto à praça por onde passam diariamente cerca de 300 pessoas, entre embarques e desembarques dos ônibus, segundo levantamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.

A praça ganhou ainda piso tátil, novas rampas de acessibilidade e iluminação cênica nas árvores. A lanchonete instalada no local também foi pintada, recebeu nova placa e um jardim vertical, que será cuidado pela dona do comércio, Rosimeire Alves, uma das mais animadas com as mudanças.

O local foi escolhido para receber a intervenção porque é um dos marcos da história de Maceió. Ele conta o início da expansão urbana da capital em direção à região norte, porque foi lá onde as primeiras bombas de gasolina e diesel com tanques enterrados foram instaladas na cidade, quando Maceió crescia em direção a Mangabeiras e Cruz das Almas.

A narrativa foi inclusive gravada em um painel instalado na praça para a leitura dos frequentadores. A obra foi uma parceria com a Casa das Tintas e Miracor, que doou todas as tintas usadas na pintura artística e as placas informativas.

Antes e depois da Bomba da Marieta (Fotos: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió)

 

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo