O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou uma alta marginal de 0,04% no início desta manhã, chegando a 450,41 pontos. Enquanto isso, o índice alemão ZEW, que mede as expectativas econômicas, surpreendeu positivamente ao subir para -1,1 ponto em outubro. Esse resultado impulsionou temporariamente as ações europeias e também o euro no mercado de câmbio.
Entretanto, os investidores continuam preocupados com a crise entre israelenses e o grupo militante palestino Hamas. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está programado para visitar Israel e Jordânia nesta quarta-feira, 18, em uma tentativa de evitar uma escalada do conflito na região. Essa incerteza contribui para a volatilidade das bolsas europeias.
No início da manhã, a Bolsa de Londres teve um aumento de 0,35%, enquanto as bolsas de Paris e Frankfurt apresentaram uma queda de 0,04% e 0,16%, respectivamente. Já as bolsas de Milão, Madri e Lisboa tiveram variações negativas de 0,08%, 0,09% e 0,55%, respectivamente.
Além das questões geopolíticas, os investidores europeus também estão atentos aos balanços corporativos, tanto locais quanto dos Estados Unidos. A empresa sueca de equipamentos de telecomunicações, Ericsson, teve um resultado decepcionante, e suas ações caíram mais de 8% em Estocolmo. Durante a manhã, são esperados os resultados dos gigantes bancários americanos Bank of America (BofA) e Goldman Sachs.
Essa busca por notícias sobre os balanços corporativos e a situação geopolítica no Oriente Médio faz com que as bolsas europeias permaneçam voláteis ao longo do dia. Os investidores estão atentos a qualquer nova informação que possa afetar os mercados e influenciar suas decisões de investimento.