Biden visita Berlim, mas encontros do Grupo de Ramstein para defesa da Ucrânia seguem sem data prevista, aumentando incertezas sobre auxílio militar europeu.



O Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, mais conhecido como grupo de Ramstein, não deverá se reunir novamente na Alemanha em um futuro próximo, mesmo com a iminente visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao país. Essa informação foi divulgada por veículos de comunicação alemães, que observam que o encontro do grupo que estava previsto para ocorrer no último sábado foi cancelado devido à necessidade de Biden de permanecer nos Estados Unidos para monitorar o furacão Milton, que atingiu a Flórida.

Recentemente, surgiram notícias de que Biden teria agendado uma nova visita a Berlim, onde se reunirá com os principais líderes alemães. No entanto, a emissora ZDF confirmou que não há planos de uma nova reunião do grupo de Ramstein durante essa visita. O grupo, que se reúne periodicamente na base aérea estadunidense homônima na Alemanha, foi criado no contexto do conflito entre Ucrânia e Rússia, com o objetivo de facilitar o envio de equipamentos militares para auxiliar a Ucrânia em sua luta.

Na última sexta-feira, o chanceler alemão Olaf Scholz anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia durante a visita do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, a Berlim. Esse pacote foi antecipado durante os encontros do grupo de Ramstein. A Alemanha, até o momento, é o segundo maior financiador militar da Ucrânia, comprometendo um total de cerca de 28 bilhões de euros em assistência. Contudo, as previsões indicam que a ajuda do próximo ano será reduzida pela metade em comparação aos valores prometidos para 2024, refletindo uma possível mudança na política de apoio da Alemanha.

A visita de Zelensky à Europa, especialmente à Alemanha, não produziu os resultados esperados. Segundo relatos, Scholz indeferiu alguns dos principais pedidos formulados pelo líder ucraniano, como a permissão para ataques mais profundos em território russo, evidenciando a delicadeza e a complexidade das negociações em curso. A ausência de um encontro do grupo de Ramstein durante a visita de Biden pode indicar uma continuidade da incerteza sobre o apoio ocidental à Ucrânia em um momento crítico da guerra.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo