Biblioteca Municipal recebe doação de 105 novos livros arrecadados por grupo de leitura

Foto: John Elvis

A Biblioteca Municipal Professor Pedro França Reis, localizada na Casa da Cultura, recebeu nesta terça-feira (25) a doação de 105 livros. Os novos exemplares foram arrecadados e doados por membros do Clube do Livro 42, um grupo de leitura arapiraquense, e vão enriquecer o acervo literário e aberto ao público.

A ideia partiu de uma vontade coletiva em incentivar a movimentação cultural e democrática na cidade, por isso a Casa da Cultura foi o espaço escolhido pelo grupo. “Sempre será uma coisa boa doar livros que estavam parados em algum lugar e que poderiam estar em outro lugar sendo lidos por alguém. A Casa da Cultura com certeza é um espaço que deve ser utilizado por todos aqueles que tem boas ideias para dar e executar”, disse o engenheiro Leonardo Dias, um dos organizadores e fundadores do clube.

O diretor da Casa da Cultura, John Elvis, destacou a importância da contribuição literária para a Biblioteca Municipal. “A galera do Clube 42, desde o princípio, se mostrou disposta a nos ajudar no fortalecimento do acervo da biblioteca. Só temos a agradecer aos jovens do Clube 42 pela parceria e pelos livros doados”, agradeceu.

O Grupo 42

O nome do Clube do Livro – o 42 -, é uma referência ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams, porque inicialmente o grupo leria apenas obras de ficção científica. No livro, uma civilização busca a resposta para todas as coisas, e para isso constrói um robô superinteligente que era capaz de responder qualquer dúvida. Ao ser questionado sobre qual o sentido da vida, do universo e outras questões existenciais, o robô deu um prazo de milhares de anos para realizar os cálculos e descobrir a resposta, mas no final, essa resposta foi apenas o número 42.

Simples e objetivo como a resposta do robô, assim nasceu o clube do livro, a partir de uma troca de mensagens entre amigos. Curiosamente, Leonardo relata que estava em casa lendo algum livro quando recebeu a mensagem do Gilberto Júnior, outro fundador, falando sobre a ideia de criar um grupo em que os participantes se reuniriam para discutir a leitura escolhida.

“Aos poucos fomos nos organizando, convidando mais amigos, criando grupo no whatsapp, perfil no instagram. Escolhemos alguns livros que de início eram somente de ficção científica, fantasia, distopia e decidimos sempre sortear a leitura do mês pois uma pitada de ‘sorte do destino’ nunca é demais”, conta Dias.

Desde o seu início, do final do ano passado até agora, o clube cresceu e “tomou proporções inimagináveis”. “Nenhum dos idealizadores imaginava que ele cresceria de tal forma que hoje já temos parcerias com editoras reconhecidas nacionalmente, isso tudo em menos de 1 ano. Esse clube é massa demais”, afirma.

O grupo realiza mensalmente o sorteio da leitura do mês, com títulos sugeridos pelos membros, e se encontra no fim do mês para conversar sobre o livro. As leituras seguem algum tema ou gênero previamente escolhido. A participação no Clube do Livro 42 é aberta a todos.

O post Biblioteca Municipal recebe doação de 105 novos livros arrecadados por grupo de leitura apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo