Segundo Homan, os agentes de imigração irão se espalhar por todo território americano a partir desta terça-feira, com o objetivo de prender e deportar pessoas que estejam em situação ilegal no país. O ICE estava aguardando há quatro anos para poder atuar de forma mais efetiva, e agora, com a gestão de Trump, está pronto para cumprir a lei como deve ser.
Homan não divulgou os locais específicos onde as batidas irão ocorrer, tampouco se as “cidades santuários”, que resistem em cooperar com as autoridades de imigração, serão alvos principais. No entanto, o “Czar das fronteiras” garantiu que as ações para encontrar imigrantes ilegais se expandirão por todo o país, com agentes de imigração em cada localidade para executar a lei.
Essas medidas do ICE surgem após decretos assinados por Trump na segunda-feira (20/1), que implementam políticas rígidas para evitar a entrada de migrantes sem documentos nos Estados Unidos. Em seu discurso de posse, o presidente declarou emergência nacional na fronteira com o México e anunciou a mobilização de forças militares adicionais para reforçar o controle na região.
Dessa forma, a gestão de Trump inicia sua política de imigração com ações concretas e drásticas, visando conter a entrada de imigrantes ilegais no território americano. As medidas adotadas pelo governo prometem uma postura mais dura e rigorosa em relação à imigração ilegal.