Autor de facadas na Finlândia é marroquino

A polícia da Finlândia informou neste sábado (19) que um jovem marroquinho de 18 anos é o autor de um ataque com faca na cidade de Turku, na sexta-feira (18). No ataque, duas pessoas morreram. O número de feridos subiu para oito: um italiano, dois suecos e cinco finlandeses.

A polícia não revelou a identidade do rapaz, mas admitiu que o caso, ainda em investigação, pode ser um atentado terrorista. Os ataques visaram principalmente mulheres, diz o Gshow.

“Acreditamos que o agressor tinha um alvo especial contra as mulheres, e que os homens foram feridos depois de sair em defesa das mulheres”, disse a superintendente Christa Granroth, do Escritório Nacional de Investigação da Finlândia.

Uma mulher faleceu no local do ataque e outra no hospital.

O jovem foi derrubado a tiros pelos policiais, que o atingiram numa das pernas. Ele foi detido logo em seguida. As forças de segurança prenderam outras cinco pessoas, em uma operação durante a madrugada.

“Investigamos o papel das outras cinco pessoas, mas ainda não temos certeza se elas têm um vínculo com o ataque”, afirmou o comissário Markus Laine, do Escritório Nacional de Investigações.

“Vamos interrogá-las e depois poderemos revelar mais informações. Mas estas pessoas estiveram em contato com o principal suspeito”, disse Laine.

Uma testemunha afirmou à CNN que um homem com uma faca grande correu e atingiu quem estava pela frente. “Havia sangue por todo lado”, afirmou Kent Svensson, de 44 anos.

Outra testemunha fez um relato similar. “Vimos um homem na praça, com uma faca na mão, balançando no ar. Entendemos que ele havia atingido alguém”, disse Laura Laine à agência local YLE.

A Finlândia é considerada um país pacífico, mas o serviço de inteligência já havia elevado o nível de ameaça terrorista em junho deste ano, afirmando que havia maior risco de planos terroristas no país.

As autoridades pediram para que as pessoas evitem o centro de Turku, que fica no sudoeste do país a cerca de 140 km da capital Helsinki.

O policiamento segue reforçado em aeroportos, estações de trem e outras áreas-chave no país.

O incidente ocorreu um dia depois de dois ataques na Espanha.

19/08/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo