De acordo com os dados divulgados pelo órgão, houve um aumento de 16,76% nas reclamações feitas pelos consumidores em relação a 2023. As empresas mais citadas nas queixas dos consumidores foram a Equatorial Alagoas, o Itaú Unibanco e a BRK Ambiental.
A Equatorial Alagoas foi a empresa que liderou o ranking de reclamações, com 6,25% do total. Os consumidores apontaram como principais queixas a queda ou suspensão indevida no fornecimento dos serviços, assim como problemas na renegociação e parcelamento de débitos.
Em segundo lugar, o Itaú Unibanco foi citado em 5,97% das reclamações registradas. Destacou-se entre as instituições bancárias pela maior solicitação de renegociação de débitos por consumidores endividados.
Já a BRK Ambiental ocupou a terceira posição, respondendo por 4,54% das reclamações recebidas. As queixas em relação à empresa foram relacionadas a faturamento excessivo, suspensão do serviço, cobrança de taxas abusivas e indevidas, além de problemas na renegociação e parcelamento de débitos.
Esses dados refletem a importância do Procon Maceió na mediação de conflitos entre consumidores e empresas, garantindo a proteção dos direitos dos cidadãos e a busca por soluções satisfatórias para ambas as partes. O órgão reforça a importância da prevenção de conflitos e da busca por um atendimento de qualidade por parte das empresas para evitar reclamações e insatisfações por parte dos consumidores.