Confusão no Corinthians: Retorno de Augusto Melo e Polêmica no Conselho Deliberativo
O clima no Corinthians esquentou após a decisão da conselheira Maria Angela de Souza Ocampos, que invalidou a reunião do Conselho Deliberativo, realizada na última segunda-feira. Essa reunião, que levou ao avanço do processo de impeachment contra Augusto Melo, foi considerada ilegítima pela nova presidente do conselho, promovendo, assim, um rebuliço nas estruturas do clube.
Maria Angela gravou um vídeo, que rapidamente se espalhou pelas redes sociais e grupos de mensagens dos membros do Corinthians, no qual anunciou sua decisão. No vídeo, ela afirma: “Determino, no pleno exercício das minhas funções de presidente do Conselho Deliberativo: a suspensão dos efeitos de todos os atos irregularmente praticados pelo senhor presidente do Conselho Deliberativo, senhor Romeu Tuma Júnior, desde o dia 9 de abril de 2025, anulando inclusive a decisão tomada pelo plenário do Conselho Deliberativo no dia 26 de maio de 2025.” Essa determinação coloca em xeque a legitimidade das ações recentes do Conselho, levando Romeu Tuma Jr. a reagir e rotular a situação como um golpe.
O cenário se tornou ainda mais conturbado quando Augusto Melo e uma comitiva de apoiadores foram à sede do Parque São Jorge para comunicar a Osmar Stábile, atual presidente, sobre a decisão de Maria Angela. Um tumulto se instalou no local, resultando na necessidade da intervenção policial para acalmar os ânimos acirrados entre conselheiros revoltados.
Para contextualizar, Romeu Tuma Jr. havia sido suspenso liminarmente do exercício de suas funções como presidente do Conselho na última sexta-feira, por decisões tomadas em uma reunião da Comissão de Ética e Disciplina. Essa suspensão é o fundamento que Maria Angela usa para reverter a situação e reintegrar Melo à presidência do clube.
Augusto Melo já havia enfrentado uma grave crise em sua gestão anterior, quando foi afastado após o Conselho aprovar o processo de impeachment por supostas irregularidades em um contrato com a empresa Vai de Bet. Ele se defende, alegando que sua atuação no clube não esteve ligada a irregularidades, mas a situação certamente levanta questões sobre a governança e a transparência nas decisões administrativas da equipe.
Com esse novo capítulo na história do Corinthians, surgem incertezas sobre os próximos passos e a real direção que o clube tomará, em meio a um embate que parece longe de se resolver. A comunidade corintiana aguarda ansiosamente para ver como essa situação se desenrolará nos próximos dias e qual impacto isso terá no futuro da equipe.