Assembleia Legislativa promove debate sobre acidentes de trabalho e políticas de prevenção na Campanha Abril Verde 2024.

A Assembleia Legislativa de Alagoas foi palco de uma sessão especial na última sexta-feira, 19, que abordou o tema “acidentes do trabalho no âmbito da terceirização/informalidade e políticas públicas de prevenção”. O evento, proposto pelo deputado Sílvio Camelo, do Partido Verde, fez parte da programação da Campanha Abril Verde 2024 e contou com a participação ilustre do coordenador do Comitê Nacional do Programa do Trabalho Seguro e ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro.

Durante a sessão, o deputado Sílvio Camelo ressaltou a relevância de debater políticas de prevenção a acidentes de trabalho, enfatizando a importância da segurança e saúde no ambiente laboral. Ele destacou que a Assembleia Legislativa se coloca à disposição para ser um canal de expressão da sociedade e que a segurança do trabalho é uma questão urgente a ser discutida, considerando os alarmantes índices de acidentes no Brasil.

O ministro Alberto Balazeiro, por sua vez, enfatizou a necessidade de discutir o tema na Assembleia Legislativa, destacando a gravidade dos índices de mortes em acidentes de trabalho no país. Ele ressaltou a importância de ouvir a comunidade e apresentar as iniciativas realizadas por instituições ligadas à área, como a Justiça do Trabalho, Auditoria Fiscal do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e sindicatos, como forma de buscar soluções mais efetivas.

Além disso, o presidente do TRT/AL, desembargador José Marcelo Vieira de Araújo, destacou a relevância da sessão e a atuação de Alagoas no que diz respeito à segurança do trabalho. Ele ressaltou o comprometimento da Justiça do Trabalho em estimular um ambiente de trabalho seguro e a parceria cada vez mais estreita com a sociedade, contando com o apoio da Assembleia Legislativa.

O coordenador do Movimento Abril Verde em Alagoas, Vicente Barbosa, também teve a oportunidade de enfatizar a importância da prevenção de acidentes de trabalho, ressaltando que o movimento visa sensibilizar sobre a necessidade de prevenir não apenas os acidentes físicos, mas também as doenças ocupacionais e a saúde mental dos trabalhadores.

A sessão contou com a presença de diversas autoridades, como o gestor regional do programa Trabalho Seguro do TRT19, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas, representantes da OAB/AL, do Procon/Alagoas, do Crea/AL, além de desembargadores, juízes do Trabalho, auditores do Trabalho, sindicatos, conselhos e profissionais da área da saúde, engenharia e arquitetura, demonstrando a relevância do tema e a importância do engajamento de diversos setores da sociedade na busca por soluções efetivas para a segurança do trabalho e prevenção de acidentes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo