Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública, André Malta foi localizado pelos policiais e, ao ser abordado, efetuou disparos contra a equipe policial, que reagiu e conseguiu neutralizá-lo. Malta foi baleado e veio a óbito no local. O assassino teria raspado a cabeça na tentativa de dificultar sua identificação e era vizinho de Novais, devendo a ele uma quantia de R$ 300 referente ao retrovisor do carro do policial, que havia sido quebrado um mês antes.
Imagens de câmeras de segurança de residências próximas ao local do crime capturaram toda a cena. Nas filmagens, é possível observar a discussão entre Novais e Malta, seguida pelo momento em que o assassino saca a arma e atira contra o policial, que acaba sendo alvejado por diversos disparos. O atirador ainda disparou mais tiros na direção da vítima após ela cair no chão, enquanto um terceiro indivíduo que trabalhava em uma obra próxima presenciava a cena horrorizada.
Rafael Rodrigues Novais, de 32 anos, era um policial dedicado, com oito anos de serviço na corporação. Além disso, ele era conhecido nas redes sociais como um influenciador digital, possuindo canais no YouTube, Instagram e TikTok onde compartilhava conteúdo sobre sua rotina como policial. O trágico episódio que resultou em sua morte foi registrado como homicídio doloso no 72º Distrito Policial (DP) de Vila Penteado.
A população e os seguidores de Novais estão consternados com a perda do influenciador e policial. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) juntamente com a Polícia Militar estão investigando o caso para esclarecer todos os detalhes e circunstâncias que levaram a esse desfecho trágico. A morte de Rafael Rodrigues Novais deixa um vazio na comunidade e nos corações de todos aqueles que o conheciam e admiravam seu trabalho e dedicação.