Arthur Elias, do Corinthians, é o favorito para assumir a seleção feminina após demissão de Pia Sundhage



Após a demissão de Pia Sundhage, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está em busca da nova comissão técnica que estará à frente da seleção brasileira feminina pelos próximos quatro anos. O objetivo é se preparar não apenas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, mas também para a Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA em 2027.

A escolha do novo treinador ficou mais intensa depois de conversas com o presidente Ednaldo Rodrigues. Agora, três nomes estão indicados para assumir o cargo: Arthur Elias, atual treinador do Corinthians, Rosana Augusto, do Red Bull Bragantino, e Emily Lima, técnica da Seleção Feminina Peruana.

O anúncio oficial será feito na sexta-feira, às 15h, em uma coletiva de imprensa na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O novo treinador terá a responsabilidade de convocar as jogadoras para a próxima data Fifa, marcada para setembro.

A passagem de Pia Sundhage pela seleção durou quatro anos, tendo comandado a equipe em 57 jogos, com 34 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. O seu maior feito foi a conquista da Copa América de 2022, de forma invicta e sem sofrer nenhum gol. No entanto, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o Brasil foi eliminado nas quartas de final, e na Copa do Mundo deste ano, teve a sua pior campanha em 28 anos.

Além da eliminação precoce, Pia Sundhage também foi questionada pela atuação abaixo do esperado da equipe. Apesar da vitória na estreia contra o Panamá por 4 a 0, o Brasil não conseguiu garantir ao menos o segundo lugar do grupo ao perder para a França por 2 a 1 e empatar sem gols com a Jamaica. A partir desses resultados, os erros de planejamento foram evidenciados, tornando sua continuidade na seleção improvável.

Entre os indicados para assumir o comando da seleção, Arthur Elias é o favorito. Treinador do Corinthians há oito temporadas, ele é considerado praticamente uma unanimidade entre as jogadoras e pessoas envolvidas no futebol feminino brasileiro. Sob seu comando, o Corinthians conquistou 14 títulos desde 2016, incluindo três Libertadores e quatro Brasileirões. Atualmente, a equipe está nas semifinais do campeonato nacional e luta pela vaga na final contra o Santos.

A competição se encerra no dia 10 de setembro, então a expectativa é que a definição do novo treinador seja feita em breve, para que ele possa dar continuidade ao trabalho e se preparar para os próximos desafios da seleção brasileira feminina de futebol.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo