ARAPIRACA – Projeto arapiraquense de atividade física nas escolas em tempo integral é apresentado em evento internacional nos EUA.


No último final de semana, o projeto “Desenvolvimento, Implementação e Avaliação do Eixo da Atividade Física na Política Municipal de Educação Integral de Arapiraca” foi apresentado em um evento internacional de grande relevância. O “Lemann Dialogue 2024: Creating Sustainable Change” ocorreu na renomada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, nos dias 10 e 11 de abril, e contou com a participação de representantes de diversos países.

Coordenado pelo professor Luís Carlos Barbosa, da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, o projeto tem como objetivo principal fortalecer as atividades físicas como política pública nas escolas em tempo integral da região. Em um painel específico sobre Políticas Públicas em Saúde e Educação, o professor-doutor Rafael Miranda Tassitano apresentou as diretrizes e os resultados iniciais desse importante trabalho em andamento.

Segundo Barbosa, a proposta do projeto foi elaborada de forma colaborativa, com a participação ativa de membros da comunidade científica, da Secretaria Municipal de Educação e das escolas de tempo integral de Arapiraca. O foco principal é incentivar a prática de atividades físicas no ambiente escolar, tanto durante as aulas de Educação Física quanto nos momentos de lazer das crianças matriculadas.

Durante a apresentação no evento internacional, importantes figuras estiveram presentes, como o ex-ministro da Educação e atual deputado federal Mendonça Filho, além do empresário Jorge Paulo Lemann. A iniciativa de Arapiraca foi muito bem recebida pelos participantes, que reconheceram a importância de promover a saúde e o bem-estar por meio da educação e da prática esportiva desde a infância.

O projeto encontra-se em fase de execução piloto, com a inserção de profissionais de Educação Física nas escolas de tempo integral como parte essencial da proposta. A expectativa é de que, com o desenvolvimento e a consolidação desse trabalho, os benefícios sejam percebidos não apenas no âmbito educacional, mas também na promoção da saúde e na formação integral dos estudantes.

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