ARAPIRACA – Primeiro Seminário da Primeira Infância de Arapiraca é promovido pela prefeitura, visando discutir e priorizar o desenvolvimento das crianças na cidade.


A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem investido em ações voltadas para a primeira infância, com o objetivo de proporcionar um olhar integral para as crianças e adolescentes do município. Especialmente para os meninos e meninas de zero a seis anos e também para as gestantes arapiraquenses.

Nesta quinta-feira (31), foi realizado o seminário da Primeira Infância, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), reunindo os principais atores que são responsáveis pelas políticas públicas do município, como a Assistência Social, a Saúde e a Educação.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, destacou a importância de abordar de forma integral as necessidades das crianças. Segundo ela, é fundamental fortalecer a saúde, a educação e a assistência social, direcionando essas equipes para o desenvolvimento pleno da criança. Além disso, ela ressaltou a importância de disseminar para os gestores a importância de investir nesse segmento populacional.

Nos últimos dois anos, o município de Arapiraca tem desenvolvido diversas ações para o desenvolvimento da primeira infância. Entre elas, a construção de espaços voltados para esse público nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Além disso, a resolução 117/2023 transformou o Programa Criança Feliz em Serviço, o que significa uma maior conotação de integração e continuidade dos serviços prestados.

O seminário contou com a presença de diversos profissionais e representantes da área, como a coordenadora do Programa Criança Feliz, Marina Maria, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wlademar Radamés, a promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Viviane Araújo, as multiplicadoras estaduais do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Pauline Albuquerque e Fernanda Xavier, e a cuidadora e mãe da Helena, Simone.

Durante o seminário, foram abordados temas como a importância do brincar na primeira infância, o desenvolvimento infantil e a experiência do Programa Criança Feliz em Arapiraca. O evento teve como objetivo reunir informações e experiências para promover políticas públicas efetivas para a primeira infância, garantindo um desenvolvimento pleno e saudável para as crianças do município.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo