Prefeitura de Arapiraca reativa Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna Infantil e Fetal
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, reativou nesta quinta-feira (27) o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna Infantil e Fetal (CMPMMIF), com o objetivo de garantir o acesso à saúde para mães e bebês durante a fase inicial da vida da criança.
O Comitê conta com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, como Saúde, Assistência e Educação, além dos conselhos regionais de Enfermagem e Medicina, e da Sociedade Alagoana de Pediatria. Também marcaram presença representantes da maternidade do Hospital Regional, referência para gestantes de alto risco, e da Maternidade Mãe Rainha do Hospital CHAMA, referência para gestantes de risco habitual.
“O objetivo maior do comitê não é ser punitivo, é de sistematizar e orientar para juntos fazermos o melhor que a gente puder para que esse público tenha melhor assistência humanizada e qualificada desde o pré-natal, passando pelo parto, nascimento e infância […] A gente sabe que, quando cuidamos do início da vida estamos garantindo o futuro de toda uma família e sociedade”, explicou a coordenadora da Rede Cegonha, Maria Jenise.
A reativação do Comitê é especialmente importante neste momento, pois a Saúde de Arapiraca está se preparando para participar da campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo a preservação da vida de mães e bebês através da amamentação. Isso demonstra o compromisso da Gestão Municipal em priorizar os cuidados com a maternidade e primeira infância.