A principal forma de prevenção é a vacina BCG, disponível gratuitamente no SUS, e que deve ser aplicada nas crianças logo ao nascer ou, no máximo, até os 4 anos de idade. Além disso, outras medidas simples podem ajudar na prevenção, como manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar, evitar aglomerações e proteger a boca ao tossir ou espirrar.
Os sintomas da tuberculose incluem tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e rouquidão. Caso haja suspeita de infecção, o paciente deve procurar uma UBS, onde a maioria dos casos é tratada. Pacientes com comorbidades ou resistência a medicamentos são encaminhados para o Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).
A Prefeitura de Arapiraca está realizando uma extensa programação em comemoração ao mês de combate à tuberculose, com aulas em escolas, na UFAL, busca ativa e ações de conscientização em diversas instituições da cidade. Além disso, serão realizadas provas tuberculínicas nas UBS para investigar os contatos de casos em tratamento.
É importante ressaltar que a tuberculose é um problema social, muitas vezes relacionado às condições precárias em que as pessoas vivem. Existem grupos mais vulneráveis, como pessoas privadas de liberdade, portadores de HIV ou em situação de rua, que estão mais propensos à infecção. A conscientização e a prevenção são essenciais para controlar essa doença e proteger a saúde de toda a população.