ARAPIRACA – “Corridinha para o Futuro reúne mais de 200 crianças no Lago da Perucaba em Arapiraca para conscientização sobre trabalho infantil”


O Lago da Perucaba foi palco de um evento inédito neste último sábado (24), a Corridinha para o Futuro, que teve como principal foco a conscientização e combate ao trabalho infantil. Mais de 200 crianças participaram da corrida, que contou com diversas atividades lúdicas e serviços de saúde. A presença do prefeito Luciano Barbosa, juntamente com a secretária estadual da Primeira Infância, Paula Dantas, e os juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, foi fundamental para enfatizar a parceria entre a gestão municipal, estadual e a justiça do trabalho na defesa dos direitos das crianças e na construção de projetos futuros.

A realização da Corridinha foi possível graças à iniciativa do TRT-19 e do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), com o apoio da prefeitura de Arapiraca, que mobilizou todas as suas secretarias para contribuir com a causa, assim como o governo de Alagoas, que trouxe as ações do Cria através da Secretaria Estadual da Primeira Infância.

O juiz do trabalho Emanuel Holanda, idealizador da ação, comemorou a integração dos órgãos públicos em prol da causa. “Nós reunimos uma estrutura fantástica, com atividades lúdicas e serviços de saúde cedidos gentilmente pela prefeitura. Nosso objetivo é chamar a atenção para o grave problema do trabalho infantil e conscientizar a todos que o lugar das crianças é na escola, brincando, e não trabalhando”, ressaltou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, destacou a importância de conscientizar as crianças sobre a problemática do trabalho infantil através de brincadeiras, um passo fundamental para a erradicação desse problema. Serviços como o cadastro no Programa Cria foram oferecidos às mães arapiraquenses, enquanto as crianças desfrutavam das atividades recreativas do projeto.

A união de esforços de diversos órgãos públicos, como o TRT-19, Ministério Público, prefeitura de Arapiraca e governo de Alagoas, ressaltou a relevância do combate ao trabalho infantil e da defesa dos direitos das crianças. A secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, enfatizou a importância dessa parceria para promover a conscientização sobre o trabalho infantil.

A prefeitura de Arapiraca desempenhou um papel fundamental nesse evento, coordenando diversas ações em conjunto com as secretarias municipais. A Secretaria de Serviços Públicos realizou um mutirão de limpeza, a Secretaria de Esportes ofereceu recreação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico cedeu brinquedos, a Secretaria de Desenvolvimento Social garantiu a alimentação das crianças e a SMTT trouxe o mascote Zé Maforo para conscientizar sobre trânsito seguro. Essa união de esforços foi crucial para o sucesso da corrida e reforçou o compromisso em erradicar o trabalho infantil.

Portanto, a Corridinha para o Futuro foi mais do que um evento esportivo, foi uma demonstração de união e compromisso com o futuro das crianças, ressaltando a importância de garantir que elas tenham seus direitos preservados e possam desfrutar de uma infância plena e saudável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo