Após a missa realizada na Capela de Bom Conselho, cavaleiros e amazonas partem em direção a Arapiraca em um trajeto que dura quase três dias. O percurso, que começa no dia 31 de janeiro às 7 horas, passa por diversas cidades, totalizando pouco mais de 80 km, incluindo localidades como Rainha Isabel (PE), Palmeira dos Índios (AL), Igaci (AL) e, este ano, passando também pela Vila São José, na zona rural de Arapiraca. Durante o trajeto, os animais contam com acompanhamento de veterinários.
A cavalgada é de grande importância para a cultura e o turismo religioso de Arapiraca e Bom Conselho. Em 2023, o evento foi reconhecido como patrimônio cultural do Estado de Pernambuco, por meio de uma lei proposta pelo deputado Ricardo Nezinho e sancionada em dezembro.
O ponto alto da festa acontece nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada no Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca, às 16 horas. A celebração marca as festividades da padroeira e atrai fiéis e turistas de toda a região.
A tradição da cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é um exemplo da forte devoção religiosa e da preservação das práticas culturais na cidade de Arapiraca. A união entre a fé, a história e a tradição é evidenciada neste evento, que se mantém vivo e relevante ao longo dos anos. Com o apoio da Prefeitura e o reconhecimento do evento como patrimônio cultural, a cavalgada fortalece a identidade cultural e religiosa da região, destacando-se como um momento de celebração e devoção à padroeira.