ARAPIRACA – Câncer colorretal: o terceiro tipo mais comum da doença, mas tratável e curável. Saiba mais sobre a prevenção!

No Brasil e no mundo, o câncer colorretal é uma doença que atinge quase 2 milhões de pessoas anualmente, sendo considerado o terceiro tipo mais comum de câncer. Apesar de ser uma doença grave que pode levar à morte, o câncer colorretal é tratável e curável, principalmente quando diagnosticado precocemente.

A prevenção é fundamental nesse cenário e a colonoscopia é a principal forma de evitar a doença. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o exame gratuitamente, mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde, destacando a importância do acesso à saúde pública para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Neste mês de março, dedicado à conscientização sobre a doença, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Liga de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Arapiraca (LAGED), formada por estudantes de medicina da UFAL, promove ações de informação e incentivo à população para buscar regularmente os serviços de saúde e realizar os exames preventivos.

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal, será realizada uma grande ação de educação em saúde na Praça Deputado Marques da Silva, neste sábado (23), a partir das 8h30. Com o slogan “Médico & Paciente – Parceria que salva! Vamos juntos evitar o câncer de intestino”, a campanha busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

É importante ressaltar que o câncer colorretal é uma doença silenciosa, que geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial. Por isso, é fundamental realizar os exames preventivos, principalmente para indivíduos acima de 45 anos, homens e mulheres. Além da idade, o histórico pessoal ou familiar da doença também pode aumentar o risco de desenvolver o câncer colorretal, tornando o rastreamento ainda mais importante.

Alguns sintomas que devem acender um alerta incluem presença de sangue nas fezes, dores abdominais persistentes, dores ao evacuar, alterações no ritmo intestinal, perda de peso inexplicável e mudanças no apetite. Estar atento a esses sinais e buscar orientação médica são passos fundamentais para a detecção precoce e o tratamento eficaz do câncer colorretal.

Portanto, a conscientização, a prevenção e a busca por atendimento médico adequado são fundamentais na luta contra o câncer colorretal. A campanha deste ano reforça a importância da parceria entre médico e paciente como uma forma de salvar vidas e de evitar o avanço da doença. Juntos, é possível enfrentar o câncer de intestino e promover a saúde e o bem-estar da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo