A primeira ação da campanha acontece em parceria com o Partage Shopping Arapiraca, de maneira inédita na região. Durante o sábado e domingo, às 14h, o corpo técnico da secretaria, autoridades locais, Conselho Municipal e a população em geral terão a oportunidade de vacinar seus filhos. Vale ressaltar que o shopping continuará oferecendo as vacinas nos próximos dois fins de semana.
O Dia D da vacinação ocorrerá em 7 de outubro, no entanto, a partir da segunda-feira, dia 4, a campanha se estenderá para todas as Unidades Básicas de Saúde e também para as escolas públicas do município, com equipes de vacinação móvel. Para conferir a programação completa desses locais, os interessados podem acessar o site da Prefeitura de Arapiraca.
É fundamental destacar que essa campanha vai além de uma ação anual da Secretaria de Saúde. Ela se mostra urgente e necessária devido ao risco iminente de ressurgimento de doenças que já foram erradicadas, principalmente devido à baixa cobertura vacinal. Doenças como poliomielite, rubéola e difteria estão entre as que podem voltar a afetar a população caso não haja uma maior adesão às vacinas.
As vacinas disponíveis para o público-alvo dessa campanha também protegem contra outras doenças já erradicadas ou raras, como sarampo, caxumba, varicela e febre amarela. Ademais, serão oferecidas vacinas contra Hepatite A e B, assim como Meningites dos tipos A, C, W e Y.
A prevenção por meio da vacinação é um dos pilares da saúde pública. É importante que a população fique atenta e participe ativamente da Campanha de Multivacinação Nacional 2023, levando seus filhos para receberem as doses necessárias de imunização. Somente com a colaboração de todos será possível manter essas doenças erradicadas e garantir um futuro saudável para as crianças e adolescentes de Arapiraca.