A conferência terá início às 8h e será realizada no Cesmac Arapiraca. Além das discussões e propostas, o evento contará com apresentações culturais e uma palestra sobre o tema “Democracia e Direito à Cultura”, que será ministrada pelo professor Leonardo Leal, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Campus Arapiraca.
Marília Albuquerque, secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, destacou a importância desse encontro para a cidade: “Depois de muito tempo, voltamos a poder promover esse espaço de debate e elaboração de propostas. Arapiraca é uma cidade rica em cultura, com muitos fazedores que têm muito a acrescentar no que diz respeito à execução de políticas públicas e projetos”.
Os seis eixos temáticos que serão abordados durante a conferência representam pilares fundamentais para a cultura e são eles:
1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura, mediado por Lourdes Rizzatto.
2. Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social, mediado por Wellington Magalhães.
3. Identidade, Patrimônio e Memória, mediado por Thamires Leonel.
4. Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, mediado por Ana Karlla.
5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade, mediado por Jânio Oliveira.
6. Direito às Artes e às Linguagens Digitais, mediado por Wagno Godez.
As inscrições para participar da conferência e contribuir com propostas podem ser feitas através do link disponível no site https://eventos.arapiraca.al.gov.br/. Vale ressaltar que estão disponíveis 200 vagas, sendo metade destinada a representantes do governo e a outra metade para membros da sociedade civil.
Esse evento é uma excelente oportunidade para promover o diálogo e a participação de diferentes segmentos da sociedade na formulação de políticas públicas culturais. A expectativa é que a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Arapiraca seja um sucesso e contribua para o fortalecimento do cenário cultural da cidade.