O evento inaugural, denominado “Dia do Brincar”, aconteceu em um ambiente festivo que reuniu famílias dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Batingas, Canafístula e Itapoã. Durante o dia, as crianças e seus familiares participaram de diversas atividades recreativas, que não só proporcionaram momentos de lazer, mas também reforçaram a importância dos laços familiares e da convivência social.
A coordenação do evento esteve a cargo da Proteção Social Básica, que reafirma o compromisso do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em garantir os direitos das crianças de zero a seis anos. Um dos principais focos da programação foi o reconhecimento do brincar como um direito fundamental, essencial para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social dos pequenos.
As atividades do Agosto Verde estão programadas para o decorrer do mês. No dia 19, será a vez das famílias atendidas pelos CRAS de Mangabeiras, Planalto e Primavera participarem, enquanto no dia 26 será a vez dos atendidos pelos CRAS Manoel Teles, Cazuzinhas e Jardim das Paineiras. Os encontros ocorrerão em ginásios das respectivas comunidades, permitindo uma maior integração das famílias com os serviços prestados pela Assistência Social.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, destacou a relevância desta campanha, afirmando que o Agosto Verde simboliza um compromisso constante da gestão em relação à primeira infância. “Eventos como o Dia do Brincar fortalecem os vínculos familiares e promovem o desenvolvimento saudável das crianças. Cuidar da infância é, sem dúvida, uma forma de construir um futuro melhor para a sociedade como um todo”, enfatizou. Com essa iniciativa, a Prefeitura se mostra ativa em fomentar um ambiente mais acolhedor e seguro para as crianças, além de conscientizar a população acerca da importância do desenvolvimento infantil.




