As atividades terão início às 7h30, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e Arapiraca na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho. Em seguida, haverá uma missa solene às 8h, com a participação de 120 alunos da Rede Municipal de Ensino.
A partir das 9h, o prefeito Luciano Barbosa realizará a revista das tropas e, em seguida, será dado início ao desfile cívico-militar. O percurso será da Avenida Rio Branco, no Centro, até a Rua Estudante José de Oliveira Leite, com dispersão em frente à Escola Domingos Rodrigues.
A sequência do desfile foi divulgada e inclui a participação de várias entidades e instituições. Entre os primeiros a desfilarem estarão o Tiro de Guerra 07/015, o Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste, o 3° Batalhão da Polícia Militar do Estado de Alagoas (3° BPM/AL), o 7º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (7° GBM/AL), o Grupo de Escoteiros Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, o Grupo de Vigilantes Patrimoniais do Município e os Bombeiros civis.
Logo em seguida, desfilarão a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR) e as Escolas Municipais, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte. O desfile contará com o Estandarte da Secretaria, o Pelotão de Honra às Bandeiras, a Faixa temática do desfile e o Pelotão com os símbolos nacionais.
Dentre as escolas que participarão do desfile estão a Escola 31 de Março, a Escola João Saturnino de Almeida, a Escola Tibúrcio Valeriano, a Escola Djalma Matheus Santana e a Escola João Batista, juntamente com a Banda da Escola José Pereira Sobrinho.
A expectativa para o desfile é grande, pois além de promover o sentimento de pátria e valorizar as instituições e entidades participantes, o evento representa um momento de celebração da independência do Brasil. A programação é aberta ao público, que poderá acompanhar o desfile ao longo da Avenida Rio Branco.