Casa da Cultura de Arapiraca recebe doações de livros para projeto de ressocialização
A Casa da Cultura de Arapiraca se tornou um dos pontos de arrecadação do projeto “Livros que Libertam”, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). O equipamento cultural mantido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, será um dos locais de que vão receber e incentivar a doação de livros, que serão encaminhados a reeducandos que estão em alguma das unidades do Sistema Prisional Alagoano.
O projeto, idealizado pelo juiz Alexandre Machado, tem como objetivo principal a ressocialização das pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional Alagoano, proporcionando acesso ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento do pensamento crítico através da leitura de obras literárias.
Atualmente, Alagoas possui cerca de 4.600 pessoas em situação de privação da liberdade em regime fechado. O projeto visa expandir o número de leitores entre os reeducandos, além de ampliar o acervo literário e as bibliotecas do Sistema Prisional Alagoano, em atendimento à Lei Federal n° 7210/1984, que estabelece a obrigatoriedade de pontos de leitura nessas unidades.
Marília Albuquerque, secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, elogiou a proposta humanizada do projeto. “É um projeto muito bem-vindo, porque ocupa e humaniza, por meio da leitura, aqueles que estão privados da liberdade. Há, inclusive, a possibilidade de que o preso tenha sua pena diminuída, dependendo da quantidade de livros lidos”, disse ela.
Além da Casa da Cultura, a população pode realizar doações de livros em outros pontos de arrecadação em Arapiraca, como o Fórum Desembargador João Oliveira e Silva, Arapiraca Garden Shopping, Senac Arapiraca e Cesmac Campus Agreste. As doações podem ser feitas até o dia 21 de agosto.