Após abertura proposta por Marx, Air Europa vai explorar vôos domésticos no Brasil

A empresa aérea Air Europa já pode atuar em voos domésticos no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) outorgou a concessão para a prestação de serviços de transporte aéreo regular no Brasil da Globalia, grupo que administra a Air Europa. Esta foi a primeira aérea internacional a solicitar outorga para constituição de empresa com 100% de capital estrangeiro em operação regular de passageiros no país.

A chegada da primeira empresa internacional no mercado doméstico tem tudo para reduzir o preço das passagens no Brasil. Isto porque o aumento da competição entre as empresas aéreas deve beneficiar o turista brasileiro. A proposta de abertura do capital das companhias aéreas nacionais para 100% de investimentos estrangeiros nasceu na gestão do deputado federal Marx Beltrão (PSD) à frente do Ministério. O parlamentar comemorou o investimento da primeira aérea internacional em voos no Brasil.

“De fato é uma grande e positiva notícia. Vivemos em um cenário de pouca competição no setor, com preços de passagens aéreas absurdos para os vôos domésticos. Muitas vezes uma passagem entre Maceió e São Paulo ou Brasília acaba sendo mais cara do que um vôo entre o Nordeste e a Europa. Com a abertura integral do capital das empresas aéreas para investimentos estrangeiros, teremos mais rotas atendidas e mais empresas atuando no Brasil. Ganham todos, principalmente os passageiros”.

A aprovação da Medida Provisória (MP) que amplia a participação do capital estrangeiro para 100% nas empresas nacionais de aviação ocorreu na semana passada. Em dezembro de 2018, quando o governo enviou a medida para a Câmara dos Deputados no formato de Medida Provisória (MO), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se manifestou afirmando que a adoção de uma nova forma de participação de capital segue uma tendência de abertura já verificada em outros países e equipara o mercado de aviação ao modelo já adotado em praticamente todos os setores da economia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo