Segundo a Anac, nem mesmo a panamenha Copa Airlines utiliza o Boeing 737 MAX-9 no país. A empresa opera voos entre o Panamá e o Rio de Janeiro com o Boeing 737-900, que é um modelo distinto do 737 MAX-9. Portanto, a suspensão de voos com essas aeronaves pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos não afetará as operações aéreas no Brasil.
A decisão da agência regulatória de aviação dos EUA de suspender voos com os jatos Boeing 737 Max-9 para inspeção obrigatória afeta cerca de 171 aviões em todo o mundo. Os motivos dessa determinação são óbvios: ontem, uma janela e parte da fuselagem do avião da Alaska Airlines explodiram no ar e a porta da aeronave se abriu, causando descompressão e forçando um pouso de emergência após a decolagem em Portland (EUA). Por sorte, não houve feridos.
Diante desse incidente, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA informou que investigará o caso. A Boeing, fabricante do jato, manifestou apoio à exigência de inspeção imediata das aeronaves afetadas. Esse episódio levanta questões importantes sobre a segurança dos modelos de aeronaves produzidos pela Boeing e ressalta a importância das regulamentações de segurança aérea em vigor nos países ao redor do mundo.