A polêmica teve início na segunda-feira, 25, quando vazou um áudio em que Ana Paula fazia comentários racistas contra a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca. A ex-A Fazenda e ex-panicat foi demitida da rádio Band FM e desligada da escola de samba em consequência dos comentários ofensivos.
No áudio, que circulou amplamente nas redes sociais, Ana Paula Minerato fazia comentários pejorativos sobre a aparência da cantora Ananda, com falas como: “A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gosta de mina do cabelo duro”. O cantor KT Gomez, com quem Ana Paula teve um relacionamento, tentou interrompê-la, mas as declarações racistas prosseguiram.
A Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo (SJC) anunciou que irá investigar o caso, em meio a um forte debate sobre racismo e intolerância nas redes sociais. A cantora Ananda, alvo dos comentários racistas, se pronunciou em seu Instagram e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.
Em nota, os representantes jurídicos de KT Gomez negaram qualquer envolvimento na divulgação do áudio e o cantor publicou um vídeo para esclarecer sua versão dos acontecimentos. O caso continua a gerar repercussão e levantar debates importantes sobre respeito, diversidade e luta contra o racismo.