Em comunicado oficial enviado à imprensa, a Ambipar destacou a importância da parceria com a Ferrari, classificando-a como uma união entre duas marcas líderes em seus setores. O CEO da Ambipar, Tercio Borlenghi Junior, afirmou estar entusiasmado com a colaboração e ressaltou o compromisso da Ferrari com a redução de CO2 e a inspiração de outras empresas a agirem de forma mais sustentável.
Por sua vez, a Ferrari também se pronunciou sobre a parceria, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. No entanto, assim como nos acordos anteriores, nenhuma das empresas divulgou informações detalhadas sobre os valores envolvidos ou as ações práticas que serão desenvolvidas em conjunto.
Diante da falta de transparência das partes envolvidas, a coluna procurou as empresas para obter mais detalhes sobre a parceria, mas até o momento do fechamento desta matéria, não obteve retorno. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações das empresas.
Vale ressaltar que a Ambipar também foi alvo de críticas em relação ao acordo firmado com o Ministério dos Povos Indígenas, que segundo a pasta, ainda está em fase de avaliação interna. O protocolo de intenções, que envolve ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e prevenção de emergências climáticas em terras indígenas, foi destaque nos veículos especializados, porém sem a divulgação de todos os detalhes.
Diante desse cenário de parcerias estratégicas, mas com falta de transparência, fica evidente a necessidade de mais informações e detalhes sobre os acordos firmados pelas empresas envolvidas. Espera-se que, no futuro, haja mais clareza e transparência sobre as ações desenvolvidas em prol do meio ambiente e das comunidades envolvidas.