Alunos do PET-Saúde visitam Hospital de Emergência do Agreste para conhecer Serviço de Epidemiologia e impacto na saúde dos trabalhadores.



O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, abriu suas portas para receber um grupo de estudantes ligadas ao Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde Equidade), uma iniciativa do Ministério da Saúde implementada em parceria com o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a prefeitura local. O objetivo dessa visita foi proporcionar às alunas uma vivência mais próxima do funcionamento do Serviço de Epidemiologia da maior unidade hospitalar do interior do Estado, permitindo um aprofundamento nos conhecimentos sobre a relação entre o ambiente de trabalho e a saúde dos profissionais.

Recebidos pela assistente social Ana Lúcia Alves, coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar, os estudantes puderam conhecer de perto a rotina, os protocolos adotados e a importância da notificação dos agravos relacionados ao trabalho. Ana destacou a relevância de trazer os alunos para a prática, proporcionando uma visão mais clara sobre o dia a dia desse serviço essencial para a prevenção e promoção da saúde.

A visita fez parte das atividades do Grupo de Aprendizagem Tutorial (GAT3), que está focado no estudo do assédio moral e da saúde mental no ambiente de trabalho. Dayana Pimentel, assistente social e preceptora do PET-Saúde, ressaltou que essa experiência permitiu aos estudantes compreenderem, na prática, o impacto da vigilância em saúde na qualidade de vida dos trabalhadores.

Alunos dos cursos de enfermagem, serviço social, medicina e administração pública participaram das atividades, buscando entender como os serviços de saúde se organizam e quais desafios enfrentam. A estudante Raianne Vitória, do 4º período de Serviço Social, destacou o impacto positivo da visita em sua formação acadêmica, ressaltando a importância da notificação dos agravos e do papel do Serviço de Epidemiologia Hospitalar na proteção da saúde dos trabalhadores.

A visita também foi elogiada pela professora Maria Amélia Gurgel, dentista e mestre em Saúde Coletiva, que destacou a importância de consolidar o aprendizado dos estudantes por meio dessas experiências práticas. Para a professora, essas ações resultam na produção de dados que podem ser analisados e transformados em produtos para alimentar os serviços de saúde, além de contribuir para a produção de artigos científicos e trabalhos acadêmicos.

O PET-Saúde se destaca como uma estratégia fundamental para qualificar os acadêmicos interessados em atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando teoria e prática em um contexto real de serviços de saúde. Essas experiências enriquecedoras ajudam a formar profissionais mais preparados e conscientes da importância do trabalho em equipe e da promoção da saúde.

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