A morte de Navalny ainda não havia sido confirmada por Yarmysh ou por seu círculo mais próximo, mas a informação divulgada pelo órgão russo gerou uma forte repercussão entre líderes e autoridades internacionais, muitos dos quais apontaram diretamente o Kremlin como responsável pelo ocorrido.
Através de uma publicação no X (antigo Twitter), Yarmysh afirmou que “Alexei Navalny foi assassinado. Sua morte ocorreu no dia 16 de fevereiro, às 14h17, horário local, segundo mensagem oficial à mãe de Alexei.” Além disso, ela informou que o corpo do ativista está na cidade de Salekhard e exigiu que fosse “entregue imediatamente à sua família”.
A notícia da morte de Navalny gerou um clamor internacional, com líderes de diversos países pedindo uma investigação imparcial e condenando veementemente o que consideram um ato de violência política. O governo russo, por sua vez, nega qualquer envolvimento na morte do ativista.
Esta é uma notícia em desenvolvimento e, até o momento, novas informações estão chegando a todo momento. O mundo aguarda por esclarecimentos sobre as circunstâncias da morte de Navalny e por medidas concretas que possam garantir a segurança e a justiça para todos aqueles que se dedicam à luta por um país mais livre e democrático.