Alexandre de Moraes: Sete anos de atuação no STF resultam em 88 prisões por atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

O ministro Alexandre de Moraes, em seu sétimo ano de atuação no Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou um balanço sobre a sua gestão nesta segunda-feira. Segundo o relatório divulgado pelo gabinete do magistrado, 88 pessoas estão presas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Dessas, 13 já foram condenadas, 42 tiveram denúncia recebida e 33 estão com inquéritos em andamento.

Os números apresentados revelam que, em decorrência dos ataques golpistas, foram realizadas 1645 prisões, 1645 audiências de custódia, 1397 exames de corpo de delito e análises de flagrantes. Além disso, Moraes concedeu 1557 decisões de liberdade provisória, impondo medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrições de uso de passaporte e redes sociais.

Desde que assumiu o cargo em março de 2017, indicado pelo ex-presidente Michel Temer após a morte de Teori Zavascki, Moraes tem sido o relator de inquéritos polêmicos, como o das fake news e das milícias digitais, que envolvem figuras proeminentes como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Além de suas funções no STF, o ministro também ocupa a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cargo que manterá até junho.

Em relação aos processos decorrentes do 8 de janeiro, Moraes recebeu 1516 novos processos, resultando em 8061 decisões, 161 julgamentos de ações penais e 102 homologações de acordos. Atualmente, o gabinete do ministro ainda possui 1444 processos relacionados aos ataques, somando um total de 699 processos em seu acervo.

Os dados revelam uma redução significativa no número de processos desde que Moraes ingressou na Corte, indicando uma diminuição de 94% em processos recursais, 75% em ações de controle concentrado, 63% em processos originários e 23% em questões penais. A atuação do ministro tem sido marcada pelo combate aos atos golpistas e pela gestão eficiente de seu acervo processual.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo