ALAGOAS – “Vice-presidente da Casal destaca concessões e PPPs de saneamento de Alagoas em evento no Nordeste”


No evento P3C PPPs e Concessões – Regional Nordeste, realizado em Salvador (BA), as concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor de saneamento promovidas em Alagoas foram destaque. A vice-presidente de Operações da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Laura Petri, abordou o caso de sucesso do estado no painel sobre oportunidades no saneamento.

Durante sua apresentação, Laura Petri falou sobre as particularidades das concessões realizadas em Alagoas, os modelos adotados e as oportunidades para os setores público e privado. Ela ressaltou que todo o processo foi feito em consonância com o Marco Legal e o novo decreto sobre saneamento.

Alagoas foi um dos primeiros estados a conceder os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto para a iniciativa privada, enquanto a Companhia Estadual se manteve responsável pela captação e tratamento de água bruta. Essa medida teve como objetivo angariar recursos e garantir a universalização dos serviços. Além disso, o estado possui também duas PPPs no setor de saneamento.

O P3C é um evento especializado no mercado de PPPs e Concessões com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil. Seu propósito é reunir empresas, entidades e governos para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores e encontrar alternativas para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores.

No mesmo painel que Laura Petri, também participaram Juliana Chequi, diretora de Regulação da BRK; Lucilaine Medeiros, membro do Comitê de Regulação da Aegea Saneamento; e Mauricio Portugal Ribeiro, sócio da Portugal Ribeiro Advogados.

As ações de Alagoas no setor de saneamento foram amplamente elogiadas durante o evento. A concessão dos serviços para a iniciativa privada, aliada à atuação da Companhia Estadual, tem permitido avanços significativos na garantia do acesso à água e ao saneamento básico no estado. A parceria entre os setores público e privado mostra-se como uma solução eficiente para alcançar a universalização dos serviços e melhorar a qualidade de vida da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo