ALAGOAS – “Um ano de sucesso: Casa do Mel no sertão alagoano capacita mais de 200 estudantes e produtores na apicultura”

A Casa do Mel, localizada no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, em Piranhas, completou um ano de funcionamento neste Dia do Apicultor, celebrado em 22 de maio. O espaço, gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), tem se destacado por ser um modelo-escola que tem capacitado não apenas estudantes, mas também produtores da região, no ramo da apicultura.

Durante esse primeiro ano de atividades, a Casa do Mel promoveu 11 capacitações, atendendo um total de 210 estudantes de ensino superior, técnico e fundamental, além de apicultores locais. As capacitações oferecidas são gratuitas e abrangem temas como manejo de reprodução das abelhas, produção de mel, extração e processamento do mel.

A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, ressaltou a importância da apicultura no semiárido alagoano, destacando que o incentivo a essa atividade é fundamental não apenas para a preservação ambiental, mas principalmente para o sustento de diversas famílias da região.

A Casa do Mel se tornou um marco para a cadeia produtiva da apicultura no sertão alagoano, sendo um espaço dedicado não apenas à formação acadêmica dos estudantes, mas também ao incentivo para que os jovens se envolvam na atividade apícola. Além disso, o local conta com estrutura e equipamentos adequados para a extração e processamento do mel, o que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento dessa atividade na região.

A Casa do Mel foi inaugurada em 2023, fruto de uma parceria entre a Seagri, a Prefeitura de Piranhas, Emater/AL e a Codevasf. O espaço segue todas as recomendações da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e possui o Selo de Inspeção Estadual (SIE). O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, onde a Casa do Mel está inserida, desempenha um papel fundamental na promoção de suporte aos produtores da região, oferecendo tecnologias sociais e manejo sustentável para os agricultores.

Por meio de aulas práticas e capacitações, a Casa do Mel tem contribuído significativamente para o fortalecimento e expansão da apicultura no sertão alagoano, beneficiando não apenas os produtores locais, mas também a comunidade acadêmica e interessados nessa atividade milenar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo