ALAGOAS – Sesau promoverá capacitação sobre toxoplasmose para técnicos de 27 municípios alagoanos em evento no dia 21 deste mês

No dia 21 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai promover uma importante capacitação sobre toxoplasmose para técnicos municipais de 27 municípios alagoanos. O evento está programado para acontecer no auditório da Universidade Maurício de Nassau, em Maceió, e tem como objetivo orientar os profissionais sobre o manejo clínico da doença, diagnóstico e interpretação de exames.

A capacitação será realizada pela Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (SUMCA) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (Sevisa). Além dos enfermeiros e médicos que atuam na Atenção Primária, os coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica também estão convidados a participar.

A assessora técnica da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Lavínia Helena, destacou a importância do evento, ressaltando que as medicações para toxoplasmose são fornecidas pelo Estado. Portanto, é fundamental que os profissionais da Atenção Primária compreendam todo o fluxo de tratamento da doença.

Durante a capacitação, também será enfatizado o diagnóstico e tratamento de gestantes acometidas pela toxoplasmose, a fim de garantir a segurança da mãe e do bebê. A doença é causada por um protozoário encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, sendo transmitida aos humanos principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

É importante ressaltar que gestantes infectadas podem permanecer assintomáticas, por isso a realização de consultas de pré-natal e ações de prevenção são essenciais. O contato com gatos em si não causa a doença, mas sim o contato com as fezes contaminadas desses animais, água ou alimentos infectados.

Portanto, a capacitação promovida pela Sesau é de extrema importância para garantir a capacitação dos profissionais de saúde e a prevenção adequada da toxoplasmose nos municípios alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo