A ação é fruto da parceria entre a Universidade, o Grupo de Pesquisa Redes, Políticas Públicas e Questões Geracionais e a Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau. Segundo a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, o foco da roda de conversa será discutir uma política de saúde mental que garanta o cuidado na Rede de Atenção Psicossocial de Alagoas para o público infantojuvenil.
Durante o evento, serão debatidas estratégias para assegurar o acesso das crianças, adolescentes e jovens às ações de saúde mental. Segundo a supervisora, garantir esse acesso é fundamental, uma vez que a assistência nos primeiros anos de vida assegura que tenhamos adultos fortalecidos, capazes de lidar e conviver com as adversidades, sabendo que existe uma rede de retaguarda.
A roda de conversa será realizada das 13h às 17h, no Bloco 16, na Sala Multimeios, e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento. A Sesau espera contar com a participação de profissionais, estudantes e demais interessados no tema. A ideia é proporcionar um espaço de escuta e fala, estimulando a reflexão e o debate sobre a importância da saúde mental na infância e na adolescência.
A Sesau reforça a importância de políticas públicas que promovam o acesso à saúde mental nessa faixa etária, visando o fortalecimento da capacidade crítica e reflexiva dos adolescentes e jovens participantes. A expectativa é de que a roda de conversa seja um importante passo na busca por soluções e melhorias na área da saúde mental para crianças, adolescentes e jovens em Alagoas.