ALAGOAS – Sesau e Inca Oferecem Capacitação Online para Profissionais do SUS no Combate ao Tabagismo

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anunciou a abertura de inscrições para uma capacitação online focada no tratamento do tabagismo. O evento, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio, entre 9h e 13h, é direcionado a profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação é organizada pela Divisão de Controle do Tabagismo (Ditab) e pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo em Alagoas, que buscam aprimorar a atuação de profissionais no acompanhamento de indivíduos que desejam parar de fumar.

Os municípios têm até o dia 23 de abril para submeter a lista de inscritos ao Programa Estadual de Controle do Tabagismo em Alagoas, por meio do e-mail institucional fornecido. O objetivo é reunir e encaminhar essas informações para o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Eunice Canuto, coordenadora do Programa Estadual, ressalta a importância dessa capacitação: “Essa formação é essencial para capacitar profissionais do SUS no atendimento adequado aos usuários que buscam parar de fumar”, afirmou. Ela também reforçou a necessidade do envio das inscrições dentro do prazo, destacando a relevância de selecionar participantes conforme os perfis exigidos para garantir uma formação de qualidade.

Podem se inscrever profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, medicina, farmácia, serviço social, nutrição, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física e terapia ocupacional. O treinamento seguirá o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do SUS, abordando temas como o funcionamento do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e estratégias clínicas para cessação do hábito de fumar.

Com uma carga horária de 20 horas, sendo 8 horas de aulas online e 12 horas de revisão e avaliação, o curso promete oferecer uma formação completa. Os participantes, para receberem a certificação, deverão ter presença integral, inscrição previamente validada e um aproveitamento mínimo de 70% na avaliação final.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo