O propósito das Rodas de Conversa é disseminar conhecimentos sobre a prevenção e posvenção do suicídio, fornecendo orientações sobre como agir e como não agir ao lidar com pessoas que manifestam pensamentos suicidas. Essas informações serão fundamentadas em estudos científicos e apresentadas por especialistas no tema.
Delza Gitaí, presidente do CEPPSAL e médica, ressalta a importância do evento para a saúde mental da população. “Nosso objetivo é estimular a reflexão, compreensão e ação, desmistificando o tabu em torno do suicídio, o que pode contribuir para a redução desses casos na sociedade alagoana”, afirmou.
O panorama do suicídio no Brasil é alarmante, segundo Delza Gitaí. Dados apontam uma alta incidência de casos particularmente entre jovens e idosos a partir dos 60 anos. A situação é ainda mais preocupante em algumas áreas específicas, como na região Agreste do Estado, onde municípios, como Arapiraca, registram elevados índices de suicídios e tentativas de suicídio.
Conforme estatísticas do Ministério da Saúde, a média nacional de suicídios no Brasil é de 6,5 por cem mil habitantes. Enquanto em Alagoas, essa média é de 4,5 por cem mil, um número ainda preocupante, mas inferior à média nacional.
A programação do evento será diversa e abrangente. As atividades começarão às 11h30 com uma apresentação musical do psicólogo Sérgio Marques, seguida pela Banda do Programa Ronda no Bairro. Às 14h, a primeira roda de conversa terá como tema “Políticas Públicas para a Prevenção e Posvenção do Suicídio”. Outro destaque será às 15h, com um debate sobre a prevenção em populações mais afetadas pelo suicídio, incluindo representantes das comunidades negra, LGBTQI+ e idosa. A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas encerrará o evento com uma apresentação às 17h.
Para aqueles que necessitam de apoio, é fundamental mencionar que pessoas com tendência ao suicídio podem procurar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o Centro de Valorização da Vida em Alagoas (CAVIDA) oferece suporte através do telefone 82 99333-2375. Em situações de emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) também estão disponíveis para prestar auxílio imediato.
A realização deste evento é uma etapa crucial na busca por uma sociedade mais informada e capaz de enfrentar os desafios relacionados à saúde mental, algo que se torna cada vez mais necessário diante do cenário atual.