ALAGOAS – “Sesau apresenta Plano Emergencial para zerar fila de espera de pacientes com câncer e realizar mutirão de cirurgias”


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou nesta sexta-feira (29) o Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em Apoio à Prefeitura de Maceió, que tem como objetivo zerar a fila de espera de pacientes com câncer que aguardam por assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizado em Alagoas para pacientes com câncer.

O plano começará a ser implementado no dia 2 de outubro nas Clínicas da Família José Aprígio Vilela e Dr. João Fireman em Maceió. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, os pacientes serão acionados e convocados para realizarem as consultas, e não devem comparecer às unidades sem o contato e a data para atendimento agendados pela Sesau.

O plano será realizado com metas estabelecidas em prazos imediatos (até 30 dias), curto prazo (entre 45 e 90 dias), médio prazo (entre 90 e 120 dias) e longo prazo (até 180 dias). O secretário ressaltou que essa é a maior ação já realizada em Alagoas para os pacientes com câncer e que contempla diversas especialidades médicas.

Segundo Fernando Câmara, assessor técnico da Sesau, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsabilidade de todos os entes públicos e, por isso, a União, os Estados e os Municípios têm uma cota de participação no financiamento e na execução das ações de saúde.

O plano atenderá os pacientes com câncer de forma integral, incluindo consultas de triagem, exames complementares, tratamentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia, suporte hemoterápico, entre outros procedimentos. Serão realizadas cirurgias ginecológicas, de mama, cabeça, pescoço e neuro no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e no Hospital do Coração Alagoano, enquanto as consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia serão ampliadas no Hospital da Mulher (HM).

Além disso, o plano contempla exames de imagens específicos em diversos hospitais, como o HMA, o HM, o Hospital Regional da Mata (HRM), o Hospital Regional do Norte (HRN) e o Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ciências da Sesau de Alagoas (Uncisal). O Centro de Patologia Médico e Laboratorial (CPML) ficará responsável pelas análises patológicas dos exames coletados na rede hospitalar.

A Sesau espera consolidar o plano em até 180 dias, mas pretende executá-lo em 90 dias. Graciliana Swarowsky, gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, afirma que os pacientes iniciarão os exames imediatamente após as triagens e as cirurgias serão realizadas dentro da rede logo após os resultados.

Essa ação representa um avanço importante para a saúde em Alagoas, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente aos pacientes com câncer, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e para a redução da fila de espera.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo