Com o tema “Desafios Éticos e a Pesquisa Científica no SUS: Lições da e para a Prática”, o simpósio visa abordar questões éticas na prática profissional, além de destacar a importância da pesquisa científica para o avanço do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. Os organizadores esperam que o evento se torne um espaço de diálogo e troca de experiências, focando em boas práticas na formação dos residentes, decisões clínicas baseadas em evidências, ética médica, ensino e pesquisa, além de práticas integrativas em saúde, cuidados paliativos e saúde mental.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do evento para a saúde pública em Alagoas, mencionando que o simpósio deve se tornar um marco na área. “Conclamamos os profissionais de saúde, professores e estudantes a participarem deste evento, que certamente contribuirá para aprimorar a formação em saúde no estado”, afirmou.
Paralelamente ao simpósio, ocorrerá a I Mostra de Produções Científicas das Residências em Saúde de Alagoas, que destacará os trabalhos científicos desenvolvidos nas residências locais. Com inscrições abertas até 15 de novembro, a mostra receberá trabalhos de residentes matriculados em programas de residência e de profissionais que integrem a equipe docente-assistencial dos programas. O intuito é dar visibilidade às práticas e experiências realizadas nas residências em saúde e contribuir para a qualificação da atenção e gestão do cuidado no estado.
Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a painéis, mesas-redondas e palestras interativas que abordarão temas como as perspectivas da residência em saúde para atender as prioridades do SUS em Alagoas. Além disso, outros assuntos incluirão práticas eficazes na formação profissional do residente, ética médica, e os desafios no preenchimento do atestado de óbito, entre outras questões pertinentes à saúde pública e formação de profissionais.
O simpósio e a mostra científica são gratuitos e abertos para todos os envolvidos nos programas de residência uniprofissional, multiprofissional e médica, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos que visam melhorar a qualidade da saúde pública em Alagoas.