ALAGOAS – “Segurança Pública de Alagoas apresenta queda na violência e anuncia investimentos para reforçar a segurança no estado”

No dia 27/09/2023, a Segurança Pública de Alagoas divulgou uma notícia animadora: a redução da violência no estado. Segundo os dados da secretaria, houve uma diminuição de 27% no número de mortes violentas intencionais (MVI) em relação ao mesmo período do ano anterior. Com apenas 57 casos, esse foi o menor número registrado desde o início da série histórica em 2012.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, essa melhora é resultado do trabalho integrado das forças policiais. Em todo o território alagoano, as ações ostensivas, preventivas e investigativas têm sido coordenadas pela secretaria para combater a atuação das organizações criminosas, principalmente nos crimes contra a vida.

Operações diárias têm sido desencadeadas com o intuito de garantir mais tranquilidade para a população. O secretário elogiou o empenho das forças policiais, destacando que Alagoas não possui mais nenhuma cidade entre as 50 mais violentas do Brasil. Esse resultado demonstra à sociedade que o estado tem feito um trabalho técnico e busca o aperfeiçoamento constante para oferecer mais segurança.

Além da atuação conjunta com as instituições estaduais, a Segurança Pública de Alagoas tem buscado parcerias com as forças públicas da União, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Recentemente, um acordo foi celebrado entre essas instituições e a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), criando a Força-tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). O objetivo é aperfeiçoar o trabalho e reduzir continuamente os indicadores de criminalidade.

Entre as ações preventivas, destaca-se o trabalho da Operação Base do Sossego, que tem contribuído para a redução de diversos crimes relacionados à perturbação do sossego alheio. Além disso, as ações educativas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizadas em parceria com a Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, têm conscientizado a sociedade sobre os malefícios da dependência química.

Investimentos na pasta da Segurança Pública também têm colaborado para o reforço no combate à criminalidade. Além da contratação de novos agentes, o Governo de Alagoas tem investido em equipamentos modernos e melhores condições de trabalho.

Em entrevista a uma rádio local, o secretário Flávio Saraiva mencionou os esforços da gestão Paulo Dantas em garantir a tranquilidade da população alagoana. Além do aumento do efetivo policial, foram entregues novas armas, coletes balísticos e conjuntos de aproximação para o Corpo de Bombeiros, além da compra de um novo helicóptero. Também estão em andamento a construção de uma nova Central de Flagrantes e a implantação do videomonitoramento inteligente em Maceió e Arapiraca.

Para finalizar, Flávio Saraiva destacou que a construção da nova sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública será adiada em prol da construção de um grande Cisp, que abrigará as delegacias distritais e unidades da PM na região entre Ponta Verde, Jatiúca e Poço.

Com todas essas medidas, Alagoas segue em busca de uma sociedade mais segura e tranquila para todos os seus cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo