A ocasião contou com mais de 20 palestrantes de diversas áreas e instituições, destacando a relevância multidisciplinar do tema abordado. Fabiana Dias, Superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Políticas Educacionais da Seduc, esteve entre os palestrantes, trazendo consigo as experiências e insights da Secretaria de Educação de Alagoas.
O Programa Escola das Adolescências, lançado através da Portaria nº 635/2024, engloba uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental. Este é um segmento educacional que atende aproximadamente 10 milhões de alunos em quase 50 mil escolas públicas espalhadas pelo Brasil. A presença de Fabiana Dias no seminário não apenas destacou as ações da Seduc, mas também reforçou o compromisso de Alagoas com a educação de qualidade.
Durante o evento, os participantes acompanharam o lançamento do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre os anos finais do ensino fundamental. Além disso, foi exibido o documentário “Uma escola para as adolescências”, fruto da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, realizada em maio deste ano. Esta semana especial visou captar as necessidades, anseios e demandas dos estudantes sobre temas cruciais como aprendizagem, convivência escolar, inovação e participação.
Em Alagoas, a Semana da Escuta das Adolescências registrou uma impressionante taxa de participação de 91% quando consideradas as redes municipais e estadual. Na rede estadual, esse engajamento foi ainda maior, atingindo 96%. Segundo Fabiana Dias, essa alta participação demonstra a eficácia do regime de colaboração entre a Seduc e os municípios, um modelo que tem feito a diferença na qualidade da educação no estado.
Dias ainda destacou que Alagoas é membro ativo do Comitê Nacional do Programa Escola das Adolescências, que também inclui entidades como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Para ela, a participação no seminário foi um marco gratificante, evidenciando a importância de ouvir e acolher tanto os estudantes quanto os profissionais da educação.
O encontro também proporcionou quatro mesas de discussão que contaram com a presença de especialistas e representantes de instituições importantes, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), reiterando o compromisso coletivo com a educação inclusiva e de qualidade.