O período de participação pública vai até o dia 14 de fevereiro, às 12h. Durante esse tempo, qualquer cidadão, especialmente os envolvidos com atividades culturais, como os fazedores de cultura e representantes de entidades culturais, podem expressar suas opiniões e sugestões através do preenchimento de um formulário online. Os participantes têm a chance de opinar sobre a destinação dos recursos, podendo optar pela convocação de suplentes dos editais previamente realizados, lançamento de novos editais ou, ainda, apresentar outras propostas.
Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, ressaltou a importância dessa iniciativa para atender as necessidades do setor cultural. Ela destacou que essa consulta pública é um passo vital para assegurar que mais integrantes do meio cultural sejam beneficiados. “Estamos empenhados em ouvir a classe artística para que a destinação dos recursos seja realizada de maneira mais eficaz e alinhada com as demandas do setor”, afirmou a secretária.
Em relação à implementação da PNAB em Alagoas, começou em 2024 com um conjunto de editais que abrangeu diversas linguagens artísticas e culturais. Essa política beneficiou inúmeros projetos, desde música e teatro até audiovisual e literatura, sem esquecer das manifestações de cultura popular e do patrimônio cultural, o que gerou impactos positivos na economia criativa do estado. Além desse apoio financeiro, a Secult ofereceu capacitações e orientações, buscando facilitar o acesso da classe artística a esses editais e, assim, incentivar ampla participação. Essa abordagem não apenas alinhou recursos com necessidades locais, mas também fortaleceu a atuação cultural no estado, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor.