ALAGOAS – Secti e Fapeal Certificam Profissionais em Indústria 4.0 em Evento de Tecnologia e Inovação em Alagoas



A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promoveram uma emocionante solenidade de entrega de certificações em indústria 4.0 para profissionais de cinco empresas do estado. O evento ocorreu na noite desta terça-feira (14), no Centro de Inovações do Jaraguá.

Participaram do programa os alunos indicados pelas indústrias, que foram selecionadas em edital do Programa NE 4.0, para capacitação na Universidade de Pernambuco (UPE). Durante uma residência de sete meses, os profissionais foram capacitados em diversas disciplinas relativas à indústria 4.0, que envolve o uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e internet das coisas, com o objetivo de inovar e melhorar a eficiência em todas as etapas do processo produtivo.

O programa foi elogiado pelo Secretário Silvio Bulhões, que destacou a importância do relacionamento próximo entre o setor da CT&I e as empresas. Ele ressaltou que o Governo de Alagoas vive um momento diferente nos últimos nove anos, restaurando a confiança da população e evidenciando isso nos programas realizados.

Bulhões também apontou a postura do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no processo de reindustrialização do Brasil, caracterizado por novas indústrias com base tecnológica. Ele ressaltou a importância do investimento em inovação tecnológica nas indústrias, afirmando que isso é crucial para que o país não fique para trás no processo de economia global.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, elogiou a capacidade do programa em conectar os profissionais formados na cultura empreendedora, tecnológica e inovadora ao mundo empresarial e às necessidades do mercado.

O programa foi coordenado pela professora Eliana Almeida e contou com a participação de indústrias locais como Bonsono, Isobloco, Hidro Solo, Apícola Fernão Velho e Curamel. Uma das alunas residentes, Andreia Baro, elogiou o treinamento, destacando que foi possível integrar todos os processos manuais e físicos para o digital, o que resultou em uma significativa melhora na performance da empresa em que atua. A formação em Indústria 4.0 também foi descrita como enriquecedora, proporcionando um amplo conhecimento sobre a importância da tecnologia e industrialização.

O Programa Nordeste 4.0 – Residência Tecnológica é uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e tem como objetivo capacitar as indústrias da região para as novas tendências da economia mundial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo