ALAGOAS – “Secretaria de Prevenção à Violência realiza busca ativa por dependentes químicos em Penedo com apoio da Polícia Militar e Creas”


No dia 08 de novembro de 2023, a Secretaria de Prevenção à Violência realizou uma busca ativa por dependentes químicos na cidade de Penedo. A ação, que foi coordenada pelo Centro de Acolhimento de Arapiraca, resultou no encaminhamento de três pessoas em situação de rua para tratamento.

A busca ativa por dependentes químicos contou com a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Penedo, além do apoio da Polícia Militar. As equipes envolvidas na ação realizaram abordagens com escuta e intervenções psicossociais junto à população em situação de rua, identificando os indivíduos com necessidade de tratamento para dependência química e orientando sobre as maneiras de reabilitação.

De acordo com Felipe Bispo, coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, a população em situação de rua apresenta um alto índice de comprometimento com o uso de álcool ou outras drogas, além de outras fragilidades psicossociais. Ele ressaltou que, devido a sua condição, muitas vezes essas pessoas não conseguem acionar o serviço ou ter alguém que o faça.

Após o encaminhamento para uma das 33 comunidades acolhedoras credenciadas pela Seprev, o indivíduo passa até quatro meses em tratamento, podendo ser prorrogado por mais dois. Ao finalizar o tratamento, ele será acompanhado por agentes da reinserção social e poderá se inscrever em cursos profissionalizantes para reinserção no mercado de trabalho.

A ação foi considerada um passo importante no combate ao problema da dependência química e no oferecimento de suporte para a reinserção social dessas pessoas. A parceria entre diferentes órgãos, como a Seprev, o Creas e a Polícia Militar, fortalece a busca ativa por dependentes químicos e reforça a importância do trabalho em conjunto para promover a saúde e o bem-estar da população em situação de vulnerabilidade.

A busca ativa por dependentes químicos em Penedo é um exemplo de iniciativa que visa oferecer apoio e assistência a quem mais precisa, mostrando que a união de esforços pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo