Neste contexto, será realizada uma ação nesta terça-feira (23) no Acampamento Tereza de Benguela, localizado no Conjunto Village Campestre, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Políticas para Mulheres, com o objetivo de inserir mulheres nessas condições no mercado de trabalho ou incentivá-las a desenvolver suas próprias atividades econômicas.
Para a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, o programa Trilha do Empoderamento é fundamental para garantir dignidade e oportunidades para as mulheres mais vulneráveis da sociedade. Segundo ela, a iniciativa visa proporcionar as ferramentas e o apoio necessários para que essas mulheres possam sair do ciclo de vulnerabilidade, abuso e violência, conquistando sua autonomia e independência.
Os objetivos do programa incluem capacitar as mulheres com habilidades e conhecimentos para garantir sua independência financeira, ampliar sua participação no mercado de trabalho de forma não discriminatória e promover a igualdade de gênero, eliminando desigualdades no mercado de trabalho.
A Trilha do Empoderamento possui dois eixos de trabalho: capacitação, voltado para aprimoramento de qualidade, e mercado de trabalho, focado no trabalho formal. Além disso, o programa está alinhado com quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente, crescimento econômico, paz, justiça e instituições eficazes.
Para mais informações sobre o programa Trilha do Empoderamento, os interessados podem entrar em contato através do Instagram da Semudh (@semudh.al) ou por e-mail ([email protected]).