A ação contou com a participação dos profissionais do Samu no pátio da Central, onde o educador físico Eduardo Moraes conduziu uma dinâmica aula de ginástica laboral. A ideia é mostrar que medidas simples podem ser bastante eficazes na prevenção de dores e lesões usuais em ambientes de trabalho exigentes, como o Samu. Integrando ainda mais diversão ao evento, a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas animou o público presente com uma seleção de músicas carnavalescas.
Os participantes foram recebidos com um café da manhã especial e, ao longo do evento, tiveram a oportunidade de concorrer a brindes que incluíam sessões de pilates, limpeza de pele e massagens, reforçando a ideia de autocuidado e valorização do servidor. A coordenadora do Samu, Beatriz Santana, destacou que iniciativas como essa são fundamentais para garantir que os profissionais desempenhem suas funções com mais segurança e eficiência.
A fisioterapeuta Keilla Moraes, representando o Setor de Saúde Ocupacional, reforçou a necessidade de conscientização sobre as LER/DORT, ressaltando o quanto a música e as atividades físicas podem aliviar o estresse e promover um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. O projeto “Movimenta Samu” já se consolidou como uma importante estratégia dentro da instituição, afirmando a cultura do cuidado com aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado do próximo.
Ao final do evento, a coordenadora Beatriz Santana afirmou que projetos como este refletem de maneira positiva não apenas na qualidade de vida dos servidores, mas também no atendimento prestado à população. A mensagem que ficou clara é que cuidar de quem cuida resulta em benefício para toda a comunidade. Combinando saúde, música e motivação, o “Movimenta Samu” demonstrou que pequenas mudanças são capazes de gerar um grande impacto na vida dos profissionais que ali atuam.